Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As peripécias do Forrobodó para chegar ao Re-Praça

Re-Praça foi um verdadeiro Forrobodó!!!
(Foi o que escutamos do Edson ao chegar na sede do Buraco d`Oráculo no encerramento da programação do Re-Praça de maio, na zona leste de São Paulo).
Por Cia. Forrobodó de Teatro 
Durante anos a Cia Forrobodó de Teatro de São José do Rio Preto sempre procurou buscar maneiras de tornar o teatro uma arte acessível, que pudesse ultrapassar todas as dificuldades e levar adiante nossa ideologia pelo interior do Estado de São Paulo.
Uma família de cinco integrantes (pai, mãe e filhos) que sobrevivem de arte nesse interiorzão, lutando em manter as ideias vivas e que carregue a seriedade e profissionalismo que acreditamos na arte, sendo muitas vezes produzidas no quintal da nossa própria casa.
Pudemos mostrar ao longo dos tempos aqui no interior, o teatro de rua, prática pouco explorada aqui e que trouxe uma surpresa para a população, habituada em assistir apenas no Festival de Teatro da cidade. Fomos acreditando na nossa capacidade e pensamos: Por que não tentar também em outros lugares?
Então, depois de muita persistência, conseguimos chegar à cidade de São Paulo, por causa de um cidadão, acreditamos que tem muita gente boa. Foi um privilégio ter conhecido algumas pessoas e que de certa maneira, responsáveis para que finalmente chegássemos ao Re-Praça do Buraco d`Oráculo.
Quando recebemos o convite do grupo, sendo o Edson o nosso principal contato, ficamos extremamente felizes, já sabíamos da força atuante que este grupo tem. Não bastando apenas em produzir espetáculos de rua, mas que envolvesse num campo mais social as comunidades daquela cidade grande.
Topamos na hora e não víamos o momento de pegar a estrada e percorrer os 500 km de distância e fazer com que todos voassem no nosso singelo Pavão Misterioso. Passar um final de semana repleto de arte e troca.
Mas...
Por conta dessa vida nossa de artista tivemos que rebolar para que depois de alguns adiamentos de datas, pudéssemos participar do evento. Encontramos o dia 29 de maio, porém não naquele formato que havíamos pensado no inicio em ficar o final de semana. Tivemos que fazer um bate e volta, por conta da data e da criançada.
Mas, como o grupo Buraco d`Oráculo conhece bem essa realidade, compreenderam na maior.
E fomos...
É aí que começa a saga, acordamos cedinho já com o cenário todo no carro e prontos para pegar a Rodovia Washington Luiz (SP 310), só que quem é forrobodó sabe o que isso significa...
Em São Carlos paramos para abastecer e tirar nosso dinheiro de pedágio, porém o sistema da Caixa Econômica Federal estava INDISPONÍVEL, ou seja, ficamos ilhados em São Carlos. O tempo foi passando, porque tínhamos tempo de sobra, só que o sistema continuava indisponível... E agora?
Na cara e na coragem fomos para o trânsito pedir dinheiro para dar continuidade na nossa viagem, estávamos no meio do caminho... E sinceramente o que nos deu ânimo foi quando ligamos para o Edson e ele nos disse que não importava iam todos continuar nos esperando.
Pôxa, era tudo que precisávamos ouvir e depois de quatro horas ilhados em São Carlos, vendemos nosso rádio por R$ 90,00 para um gringo, um alemão, muito gente boa, chamado Julian, que fala português muito bem, na rodoviária da cidade e partimos para Sampa.
Chegamos na casa do Edson e ele nos levou as pressas para São Miguel Paulista, uma ruazinha enfeitada de gente boa e de crianças felizes, mesmo com aquele friozinho, né?
O mais emocionante foi ver aquele povo naquele frio esperando por duas horas fielmente e sendo animados pelos artistas da comunidade, por conta do atraso, foi maravilhoso ver que eles acreditaram também.
Fora a recepção, a mobilização em carregar coisas, arrumar água e tudo, tudo que pedíamos. O Adailton no microfone animando o pessoal enquanto montávamos o cenário. Pôxa, passamos aquela noite agarrados em beleza.
A apresentação foi encantadora, o público se envolveu, participou, brincou e todos nós saímos felizes no fim.
E de fato o que este projeto pôde fazer por todos nós foi de uma magia sem igual, admiramos muito o trabalho, o empenho que o grupo Buraco d`Oráculo tem, nos sentimos em casa com eles e com as crianças (Dudu e Bruna).
Celebramos todos nós com um ótimo yakyssoba e deixamos nossa troca para o mês de julho, quando a Cia Forrobodó volta a SP.
E queremos agradecer demais pelo convite, dizer que foi um prazer para nós fazer parte da história de vocês e como vocês da nossa. Acreditamos que para fazer teatro de rua o caboclo precisa ser operário mesmo, como fomos neste dia 29 de maio.
Pois toda esta luta precisa ser real, verdadeira, para que, de fato, possamos nos sentir vivos no nosso ofício, sabemos que para fazer teatro é necessário ter muita resistência, ainda mais quando se escolhe a rua como espaço de representação e acima disso um campo de atuação social, política, artística e humana.
No momento onde o artista popular na cidade de São Paulo não possui qualquer reconhecimento e valor, é absurdo pensar que existe toda uma "burrocracia" (como dizem os rueiros) para conseguir liberação de praças e até mesmo de passar o chapéu, uma tradição milenar da rua. A iniciativa do Buraco faz com que isso tudo possa transgredir as autoridades tiranas que limitam o exercício do ator na rua.
Mas, o povo fala mais alto, e é por eles que desejamos vida longa no nosso oficio para continuarmos produzindo e oferecendo o nosso melhor!
Parabéns pelo projeto e continuem em frente, sendo sempre o Oráculo desta gente.
Já a nossa volta na estrada, foi outro Forrobodó... Mas, essa história a gente deixa pra próxima.
Saravá!!!

Nenhum comentário: