Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Buraco d`Oráculo em Paraguaçu Paulista

Dia 02 de junho estaremos apresentando Ser TÃO Ser - narrativas da outra margem na cidade de Paraguaçu Paulista, dentro da mostra que comemora os 12 anos do grupo Rosa dos Ventos.
Maiores informações: www.rosadosventos.art.br

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Buraco d`Oráculo na Mostra das Marias

Mostra as Marias - São Bernardo do Campo

Espetáculo: Ser TÃO Ser - narrativas da outra margem
Quando: 28/05/11
Horas: 15:00 h
Local: Pça. da Matriz

Realização: Cia. as Marias

quinta-feira, 19 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Buraco d`Oráculo no Sesc Bertioga

Nos dias 20 e 21 de maio o Buraco d`Oráculo estará apresentando Ser TÃO Ser - narrativas da outra margem no Sesc Bertioga, às 17:00 h.

Esperamos todos!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

RE-PRAÇA - Circuito de Teatro de Rua

Mês a mês espetáculos de rua movimentam São Miguel Paulista em circuito idealizado pelo grupo Buraco d`Oráculo.

De 13 a 29 de maio de 2011

De 13 a 29 de Maio, ocorrerão apresentações do circuito de Teatro de Rua RE-PRAÇA na Rua Ida Vanussi Puntel, altura do nº 250 - Cidade Nova São Miguel - São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.
Idealizada e realizada pelo grupo Buraco d`Oráculo, o circuito RE-PRAÇA teve início em Janeiro, já contou com apresentações de grupos de todo o país e faz parte das atividades do projeto "Narrativas de Trabalho", desenvolvido pelo grupo com recursos do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Sobre RE-PRAÇA
Re-Praça é um circuito teatral de rua criado e realizado pelo grupo desde 2009 para aprofundar laços com as comunidades da região leste da cidade de São Paulo, tendo a praça como um espaço real de possibilidade de trocas simbólicas. O grupo acredita que é na praça que está a viabilidade de acesso ao teatro aos moradores das comunidades periféricas, ao mesmo tempo em que a presença artística valoriza o local público como espaço real de convivência e lazer. O trabalho do grupo é pautado na escuta das histórias que são contadas pelo público das praças aos seus integrantes e na criação de narrativas teatrais onde essa troca mais direta com o espectador é fundamental.
Sobre o grupo Buraco d`Oráculo
O Buraco d`Oráculo surgiu em 1998, com o intuito de criar um teatro de rua que discutisse o homem urbano contemporâneo e seus problemas.
O trabalho do grupo é calcado em três pontos fundamentais: a rua, como espaço privilegiado de encontro direto com o publico; a cultura popular como fonte geradora de inspiração e motivação, e o cômico (destacando-se a farsa e as relações com o "realismo grotesco").
Os espetáculos do grupo são protagonizados por pessoas comuns e que estão à margem da sociedade, como vendedores ambulantes, pedintes, entre outros. O Grupo possui em seu repertório sete montagens em que buscam manter essas propostas: A Guerra Santa – 1998; Amor de Donzela, Olho Nela! – 1999; Quem Pensa Que Muito Engana, Acaba Sendo Enganado – 2000; A Bela Adormecida – 2001; O Cuscuz Fedegoso – 2002; A Farsa do Bom Enganador – 2006; Comi Cidade – 2008; Ser Tão Ser – narrativas da outra margem – 2009.
Sobre o projeto Narrativas de Trabalho
O principal objetivo do projeto Narrativas de Trabalho é discutir, por meio de cenas, performances e intervenções, a precarização do trabalho. O projeto conta ainda com um trabalho de aperfeiçoamento artístico para dois grupos: Buraco d`Oráculo e Trupe Arruacirco (grupo que nasceu de um projeto realizado em 2005), com estudo teórico-prático sobre o épico; a realização da Mostra de Teatro de São Miguel, manutenção de sede e sítio eletrônico, troca artística com grupos convidados e parceiros de outros Estados e a continuidade do Café Teatral (encontros para bate-papos com artistas convidados ) e publicação de A Gargalhada (jornal mensal e informativo do grupo). Ao término do projeto será publicado um caderno relatando todo este percurso.
A Farsa do Bom Enganador" - Buraco d`Oráculo. São Paulo / SP
Dias 14 e 16/05 – 16h
Recomendação: Livre / Duração: 50 minutos.
Sinopse:
Trata-se de uma adaptação da sátira clássica medieval do século XV, de autor anônimo, La farce du Maître Pathelin (A farsa do Mestre Pierre Pathelin).
Nesta adaptação, o Dr. Calafanje, advogado falido e sua espalhafatosa esposa Nuculote, mestres na arte de enganar, convencem o inescrupuloso comerciante Salabaeto, de que um tecido dele comprado não fora adquirido por Calafante, então "enfermo" faz muito tempo. Quiprocós diversos surgem dessa trama em que uns tentam enganar os outros, permanentemente. Lazarino, empregado do comerciante – que também engana o patrão – é defendido pelo advogado que aparece no tribunal. Salabaeto, ao ver o advogado, que lhe foi apresentado como doente, tem uma espécie de surto durante a audiência. O Juiz considera-o louco, portanto, absolve Lazarino. Ao cobrar a conta, o mesmo expediente, usado a conselho de Calafante, por Lazarino se repete. O empregado bale e não paga os honorários ao advogado.
Adaptação e direção: Atílio Garret
Elenco: Adailton Alves, Edson Paulo Souza, Johnny John e Selma Pavanelli
Preparação vocal :Margareth Darezzo
Preparação Musical : J.E Tico
Figurinos: Marta Sá e Cristina Brites
Apoio Técnico: Romison Paulo
Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem" – Buraco d`Oráculo.
São Paulo / SP


Dias 15 e 27/05 – 16h
Recomendação: Livre / Duração: 55 minutos.
Sinopse:
Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem, é um espetáculo construído a partir das histórias de vida dos moradores da região do extremo leste de São Paulo. Onde o grupo procura levar para a rua, um relato sobre o homem desterritorializado, o homem que esta fora do seu território, jogado a margem de uma cidade grande.
Ficha Técnica:
Direção – Adailton Alves
Texto colaborativo criado pelo grupo.
Elenco: Adailton Alves, Edson Paulo, Johnny John, Lu Coelho e Selma Pavanelli
Preparação corporal: Paulo de Moraes
Preparação musical: Celso Nascimento
Preparação vocal: Melissa Maranhão
Preparação circense: Selma Pavanelli
Treinamento de Yoga: Lu Coelho
Treinamento de Clown: Bete Dorgam
"A Festa da Rosinha Boca Mole" – Mamulengo da Folia.
São Paulo/SP.
Dia 28/05 – 16h
Recomendação: Livre / Duração:
Sinopse:
O Coronel Liborio celebra o casamento de sua filha Rosinha bôca mole com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa é realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o fut como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Rosinha casar com ele.
A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público que opina e participa, dando mais sabor à brincadeira.
Ficha Técnica:
Mamulengueiro: Danilo Cavalcante
Trilha Sonora: Trio Agrestino
Danilo Cavalcante, (o criador do Mamulengo da Folia) nasceu no sítio de Taruassu, município de Canhotinho – PE. Trata-se de um brincante que mais tem se destacado na revitalização do teatro de mamulengo, ativo tanto na região Sudeste como em PE. Tem desenvolvido seu trabalho voltado para a comunidade local, onde tem impulsionado a educação, formação e ampliação desse público. Em 2007, seu projeto Mamulengo na Escola foi contemplado com o prêmio Culturas populares mestre Duda – 100 anos de frevo.
O Mamulengo da Folia é o teatro popular despojado e apresentado dentro de uma barraca sanfonada onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos.
Os bonecos são movimentados por cima da barraca tendo omamulengueiro o cuidado de ocultar sempre seus braços e mãos.
Sendo o Mamulengo um teatro de crítica social, sucedem-se du­rante o espetáculo as sátiras, as paródias, as situações que levam o público aoparoxismo do riso. Esta é a principal meta do mamulengueiro.
"O Pavão Misterioso" - Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular.
São José do Rio Preto / SP.
Dia 29/05 – 16h
Recomendação: Livre/ Duração: 60 minutos
Sinopse:
O Pavão Misterioso é baseado no folheto de cordel O Romance do Pavão Misterioso, obra-prima de José Camelo de Melo Resende, um dos maiores expoentes da literatura de cordel. A peça narra a saga de Evangelista, um jovem corajoso que se apaixona pela condessa da Grécia – a bela Creuza – filha de um conde que a mantém aprisionada em um quarto de sobrado. Cruel, o conde permite que sua filha apareça uma única vez ao ano para ser admirada pela população. Sabendo disso, Evangelista se lança na aventura de conquistar a condessa e, nesse meio tempo, encontra um cientista que o ajuda a construir um misterioso invento: um aeroplano em forma de pavão. Em meio a perseguições e duelos, o jovem conquista Creuza e ambos fogem pelos ares, a bordo do pavão ou do cavalo do espaço que imita um avião.
Ficha Técnica:
Texto: Baseado no folheto de literatura de cordel "O Romance do Pavão Mysterioso" de José Camelo de Melo Resende.
Direção: Cia. Forrobodó de Teatro
Elenco: Aline Alencar e Marcelo de Castro
Direção Musical: Marcelo de Castro
Cenário: Cia Forrobodó de Teatro e Well Andrade
Adereços, bonecos e maquiagem: Cia. Forrobodó de Teatro
Figurinos: Aline Alencar
Produção: Cia. Forrobodó de Teatro
Fotos: Ruy Barbosa Jr.
A Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular foi criada em 2004 por Aline Alencar, atriz, e Marcelo de Castro, ator e músico. A incessante busca por uma estética própria, fundamentada na pesquisa da cultura popular brasileira e suas manifestações, entre elas o Teatro, foi o principal motivo pelo qual decidimos criá-la. O resultado desta pesquisa são os espetáculos que a Cia produz como "O Pavão Misterioso", espetáculo de rua baseado num romance da literatura de cordel e que circula atualmente por todo Brasil através de projetos, eventos e festivais dentre eles, Fit, Festivale, Festibaia, Festar, Feste, Festec , Fentepp dentre outros.
Serviço:
RE-PRAÇA (Maio 2011)
Dias 13, 14, 15, 27, 28 e 29 de Maio de 2011
Horários: Sextas, Sábados e Domingos às 16h
Endereço: Rua Ida Vanussi Puntel, altura do nº 250 - Cidade Nova São Miguel - São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.
GRÁTIS
Informações:
Telefones: (11) 8152-4483 begin_of_the_skype_highlighting (11) 8152-4483 end_of_the_skype_highlighting e (11) 8188-3670 begin_of_the_skype_highlighting (11) 8188-3670 end_of_the_skype_highlighting
Site: www.buracodoraculo.com.br
Blog: http://buracodoraculo.blogspot.com/