Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Primeira intervenção

Veja o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=OLGbQJ2IFI0

O vídeo é o resgistro da primeira intervenção realizada dentro do projeto "Narrativas de Trabalho", com apoio do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. As intervenções que serão criadas tem por objetivo experimentar as diversas formas de ocupação do espaço urbano e as diversas formas de narrativas.

Trem-fome foi criada juntando elementos do cavalo marinho ao poema "Tem Gente com Fome" de Solano Trindade. Como criar micro narrativas que possam ser levadas para espaços inusitadas? Foi essa a primeira inquietação, realizada dentro do que estamos chamando de workshops internos, nesse caso, coordenado por Lu Coelho.

Trem-fome começou dentro dos vagões do trem no horário de retorno dos trabalhadores às suas casas, os atores sairam com eles e apresentaram o desfecho registrado em vídeo. Depois, ali próximo, no calçadão foi apresentado junto a barracas de alimentação.

Depois de apresentados retornamos à sala e discutimos o que funcionou ou não. Pode ser melhorado ou descartamos a proposta? Continuaremos experimentando em outros espaços? Ao longo do projeto serão criadas diversas intervenções para dialogar com o público das comunidades de São Miguel Paulista e Itaim Paulista.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Narrativas de Trabalho: primeiras ações

Desde o inicio de junho começamos nosso novo projeto Narrativas de Trabalho. Iniciamos com jogos e treinamento físico, coordenadas por Tom Conceição, que alia dois tipos de jogos, o da Viola Spolin e o Jongo. Internamente, estamos criando a partir de workshops internos, o primeiro coordenado pela Lucélia Coelho. O resultado, a primeira intervenção criada, será apresentado na p´roxima quinta, dia 08 de julho na estação de trem de São Miguel Paulista, às 17:30 h. A intervenção foi criada a partir de passos do cavalo marinho e um poema de Solano Trindade.

Todo esse processo vem sendo realizado em conjunto com a Trupe Arruacirco, grupo do Itaim Paulista.

Por fim, é importante dizer que esse projeto só vem sendo realizado graças ao Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo

O Projeto Narrativas de Trabalho

Narrativas de trabalho: continuidade de um processo

O Buraco d`Oráculo inicia seu novo projeto Narrativas de Trabalho, uma continuidade de um processo que vem sendo realizado desde 2002, na região de São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo.

Explicando em linhas gerais. Em 2002 o Grupo, que desde sua formação em 1998, atuava muito na região do Brás, encaminhou-se ao bairro de São Miguel, onde estreou o espetáculo O Cuscuz Fedegoso, com o qual realizou diversas temporadas na Praça do Forró, que oficialmente recebe o nome Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (atualmente são proibidos eventos nesse local). Ainda naquele ano, realizamos também a I Mostra de Teatro de São Miguel.

Depois, em 2003, desenvolvemos uma circulação pela mesma região, chamada de Buraco nas Praças, apresentando nossos espetáculos no calçadão e outras praças de São Miguel. Em cada local que passávamos, sempre recebíamos solicitações para visitar outras comunidades e outras praças. Por contingências da vida, esses pedidos só fomos atender depois. Em 2004, juntamente com outros grupos de música e dança, numa parceria com a Casa de Cultura de São Miguel, realizamos o projeto Ateliê, direcionada aos jovens, tendo como resultado a encenação da história de São Miguel na Praça do Forró.

Em 2005, com recursos do VAI – primeiro prêmio público que recebemos – criamos um circuito por seis conjuntos habitacionais, apresentando espetáculos e ministrando um workshop. Essa foi a forma encontrada para atendermos aos pedidos anteriores. No nosso caminho muitos jovens querendo vivenciar o teatro e centenas e centenas de pessoas que nunca haviam presenciado um espetáculo teatral. Nesse projeto começamos a constatar um sério problema: os estrangeiros em sua própria cidade. Pessoas que desconhecem a cidade onde moram, restringindo suas vidas ao seu bairro ou ao bairro vizinho. Outro ponto importante: começamos a ouvir diversas histórias dos lugares por onde passamos.

No ano seguinte, 2006, fomos contemplados pela primeira vez com o Fomento (Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo), com o projeto Circular Cohab`s. Tendo a duração de um ano e meio, pudemos passar por dezoito comunidades apresentando nosso repertório, convidamos diversos grupos para esse circuito, ministramos oficinas com maior duração (seis meses), das quais saíram três grupos, um deles continua atuando e estará participando desse novo projeto: Trupe Arruacirco. Além disso, demos continuidade ao Café Teatral e começamos a publicar A Gargalhada, que agora tem em vossas mãos. Com o Circular Cohab`s atingimos um público de mais de trinta mil pessoas. Ficamos felizes, depois angustiados. Como fazer para que essas pessoas continuassem a ver teatro?

Foi nessas comunidades que ouvimos muitos relatos de vida: as pessoas nos contavam de onde vieram, quando chegaram, o que faziam etc.; e dos lugares: como eram, como foi sua transformação etc. Pensamos: invés de trazer espetáculos, por que não criar espetáculos a partir dessas histórias?

Em 2008, contemplados pela segunda vez com o Fomento, focamos em seis comunidades e por meio do Café Teatral, passamos a registrar as histórias dos lugares e das pessoas, ao mesmo tempo, realizamos um aperfeiçoamento artístico com alguns profissionais convidados. O resultado desse processo foi o espetáculo Ser TÃO Ser – narrativas da outra margem, que tomou como mote a frase de Guimarães Rosa (“O Sertão está em toda parte”) e outra de Tolstói (“Fala de tua aldeia e serás universal”). Esse foi o mote, o ponto de partida, mas o espetáculo trata da realidade das comunidades por onde passamos e dos sujeitos históricos que as transformaram.
Nesse ano de 2010, contemplados pela terceira vez com o Fomento, continuaremos por essas comunidades, nos bairros de São Miguel e Itaim Paulista, focando em seus moradores, mas não só eles, afinal o nosso tema diz respeito a todos. Por meio de cenas, performances e intervenções, discutiremos a precarização do trabalho, partindo do material já coletado no projeto anterior. Entretanto, novo material será acrescido ao que já existe. Em paralelo, faremos estudo teórico sobre o épico e daremos continuidade ao estudo de canto e percussão. Todo esse processo será realizado conjuntamente com a Trupe Arruacirco, grupo nascido em nosso projeto Circular Buraco.

Mais especificamente, o projeto Narrativas de Trabalho terá aperfeiçoamento artístico para os dois grupos, que realizarão estudo teórico-prático sobre o épico, criando intervenções, com apresentações nas comunidades; realizaremos a Mostra de Teatro de São Miguel, em sua 6ª edição – a mesma ocorrerá em dezembro; no projeto possibilitará também a manutenção de nossa sede (conseguida em nosso décimo segundo ano de existência), manutenção do sítio eletrônico, troca artística com grupos convidados e parceiros de outros Estados e a continuidade do Café Teatral, A Gargalhada e do circuito cultural. Além disso, ao término de todo o processo será publicado um caderno relatando as alegrias e angústias, saltos e tropeços ocorridos pelo caminho dessas narrativas de trabalho.

Buraco d`Oráculo